Levantado do chão
O candidato José Sócrates, como bom macaquinho de imitação que é - até porque nada de verdadeiro valor sai daquela cabeça -, em 2009 sentiu-se inspirado pela campanha de Barack Obama. Tão inspirado, mas tão inspirado, que matou o PS e fez a campanha centrado no lema «Sócrates 2009». Só posso lamentar que não tenha feito igual aposta nesta campanha de 2011. «Levantaram o PS», grita o candidato José Sócrates nestes dias de campanha por tudo quanto é comício, só não diz que quem tinha deitado o PS abaixo havia sido ele, em 2009. Mas este volte-face na forma de fazer campanha, este novo embrulho com que Sócrates se apresenta aos eleitores, mais não representa por parte dos marketeiros socialistas do que o reconhecer que Sócrates faz parte do problema e não da solução. Contudo, por muito bom que seja o trabalho dos marketeiros socialistas, recordava Edson Athayde - no «Combate de Blogues» na TVI24 - uma frase da última campanha norte-americana que pode ser aplicada ao novo embrulho socrático: «Podem pôr batom num porco, mas o porco continua a ser um porco».